fbpx
X

A Terapia para Crianças e Adolescentes sempre foi um grande desafio para a Psicologia. Em diversas áreas de formação o público que menos encontramos é de profissionais de referência para o trabalho de atendimento a crianças.

A grande queixa desses profissionais está na dificuldade em obter resultados. E muitas vezes ouvimos da dificuldade em contar com a colaboração dos pais.

Mas estão como obter resultados em uma Terapia cujo o foco é a criança ou o adolescente?

Os pais com certeza querem o melhor para seus filhos. E eles são as pessoas que tem maior autonomia para modificar o contexto físico e relacional da criança. A chave que encontramos para esse processo ser mais proveitoso foi exatamente em transformar os pais em co-terapeutas no atendimento ao filho.

E como isso funciona?

Em primeiro lugar o trabalho é realizado com os pais. Esse trabalho é feito com foco na criança, ou até mesmo com filhos jovens  que os pais enfrentam dificuldades. O trabalho funciona como uma espécie de treinamento. Mas a grande diferença aqui é que as estratégias são construídas em conjunto, considerando a realidade de cada família. O resultado dessas estratégias é avaliado a cada sessão e reajustada caso os resultados ainda não sejam os desejados.

E o atendimento a criança?

Bem, o atendimento a criança muitas vezes acaba não sendo necessário, afinal de contas os pais vão ter a oportunidade de melhorar as suas estratégias para potencializar o bem estar de seus filhos. Mas claro que existem situações onde o trabalho diretamente com a criança será importante e ele acontecerá assim que necessário e atrelado ao desenvolvimento dos pais enquanto co-terapeutas de seus filhos.